• Redes sociais:

Semana da voz

26 de abril de 2019 / Voz

Nos dias de 15 a 18 abril de 2019, o Hospital Universitário Onofre Lopes promoveu em parceria com a Sociedade de Otorrinolaringologia Norte-Rio-grandense, a Campanha da Voz.

Anualmente, no dia 16 de abril, celebra-se o “Dia Mundial da Voz”. Comemoração que temos o orgulho de ter sido iniciada no Brasil, em 1999, e que a partir de 2003 passou a ter repercussão internacional.

O foco desta atuação é promover a conscientização da população sobre a importância da voz não só para a comunicação, bem como para a promoção da saúde. Um dos objetivos é, também, a conscientização de sinais e sintomas sugestivos que auxiliam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, as quais podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

A campanha contou com a participação de 5 fonoaudiólogas e 9 otorrinos, os quais atuaram através de triagem, em 155 pessoas e, realização de exames complementares como a laringoscopia, a qual foi necessária em 102 pacientes. Desta forma, foi possível diagnosticar diversas patologias, sendo elas:
– Refluxo gastro esofágico em 71 pacientes;
– Lesão suspeita de malignidade em 3 pacientes;
– Lesões benignas (nódulos, pólipos, por exemplo) em 13 pacientes;
– Disfonia funcional ou orgânico funcional em 30 pacientes;
– Paralisia de prega vocal em 1 paciente e,
– Edema de Reinke em 2 pacientes.

Após elucidação diagnóstica, os pacientes participantes foram encaminhados para o tratamento adequado, desta forma atingindo o objetivo da campanha nacional e trazendo benefício para a população do estado.

 

Compartilhar no:

Tweet Facebook